sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O Teleton no Brasil.


No Brasil, a história do Teleton começa ainda na década de 80 quando o Dr. Clóvis Scripilliti teve a iniciativa de adquirir os direitos de sua realização (bem como o de uso do nome) e doá-los à instituição da qual, então, era diretor geral: Associação de Assistência a Criança Deficiente - AACD.

O Teleton foi realizado no Brasil pela primeira vez em 1998, quando, no dia 16 de maio, o apresentador Silvio Santos cedeu o espaço da programação de sua emissora (SBT), a qual é parceira da AACD há 15 anos.

Para realização dessa primeira maratona foi fundamental a intercessão da apresentadora Hebe Camargo, a qual conseguiu convencer o dono do SBT, seu amigo Silvio Santos, à transmiti-la em sua emissora.



A mobilização já na primeira edição da campanha rendeu R$ 14.855.000,00 e possibilitou o início do processo de expansão das atividades da AACD.


Entre 1998 e 2012, mais de US$ 124 milhões foram arrecadados pelas campanhas, e grandes foram os projetos realizados.

Agora, em 2012, Regina Helena Scripilliti Velloso, filha de Clovis Scripilliti comprometida a materializar o sonho vivido pelo seu pai, assumiu a presidência voluntária do conselho de administração da AACD.

Sempre começando entre 22:00 e 22:30 de uma sexta-feira, e terminando entre a 0:00 e 1:00 do domingo seguinte, os Teleton's foram exibidos sempre de uma forma ininterrupta pelo SBT (exceto em 2008, quando, pela primeira e única vez, foi aberta uma exceção para apresentação da novela "Pantanal").


Juntos, em uma rede em nome da AACD,  o Teleton é transmitido, também, pela TV Cultura, pela Rede Brasil de Televisão, pela Rede Transamérica, pelo portal UOL e pelo YouTube. Dessa rede fizeram parte, em outras ocasiões, a RedeTV!, a MTV e a TV Gazeta.

A partir de 2012 o blog "Tecnologia em Geral" também começou a transmitir, ao vivo, este evento que, desde a sua primeira edição, em 1998ganhou a credibilidade necessária para se estabelecer como a maior festividade beneficente do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário